Páginas

Boas vindas

O Espaço Culinário é o seu blog que tem principal missão, compartilhar receitas e experiências gastronômicas com você, caro homechef. Fique a vontade para publicar seus comentários e trocar suas experiências neste universo onde somente o céu é o limite para criatividade nesta arte.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Massas

Nhoque à bolonhesa

Segue uma receitinha muito simples e que muita gente gosta, porém tem muitas dúvidas.

Ingredientes:
1 kg de batata
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
2 ovos
sal e pimenta-do-reino a gosto
farinha de trigo para enfarinhar
100g de queijo parmesão ralado para polvilhar

Modo de preparo:
Cozinhe a batata com sal até ficar macia. Escorra e passe pelo espremedor. Misture a margarina, os ovos ligeiramente batidos, sal e pimenta. Acrescente a farinha até soltar das mãos. Faça rolinhos com a massa sobre uma superfície enfarinhada de 2cm de diâmetro e corte a cada 2cm. Reserve sobre uma assadeira enfarinhada. Aqueça uma panela com o óleo e refogue a carne até sevar a água. Adicione a cebola e o alho e refogue por 4 minutos. Acrescente os ingredientes restantes do molho. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Ferva uma panela com água e sal. Despeje os nhoques, cozinhando até que suba à superfície. Retire e coloque num refretário. Cubre com o molho, polvilhe com o queijo e sirva em seguida. Se desejar, decore com folhas de mangericão.

Dicas:
1 - Dei a receita do molho à bolonhesa, mas cada um pode fazer do jeito que sabe fazer, só se atente que o molho deve ter caldo, não muito, mas o suficiente para molhar o nhoque e dar um visual de suculento.
2 - Essa massa de nhoque que postei é uma massa com ingredientes a mais, porém o nhoque pode ser feito de batata e farinha, claro, tendo o cuidado para a massa não ficar muito dura e com gosto só de farinha.
3 - Quero adverti-los de que o ponto de cozimento do nhoque é sempre e sempre mesmo, quando ele flutua na água fervendo. Em hipótese alguma deve tirar antes, ou seja, quando ele estiver no fundo da panela.
4 - E última dica, para ter uma proporção da espessura e comprimento dos rolinhos, use seus dedos. O polegar para espessura e a falange proximal (falanges proximais são ossos dos dedos e é onde as alianças e anéis ficam posicionados nos nossos dedos) do dedo indicador para o comprimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário