Páginas

Boas vindas

O Espaço Culinário é o seu blog que tem principal missão, compartilhar receitas e experiências gastronômicas com você, caro homechef. Fique a vontade para publicar seus comentários e trocar suas experiências neste universo onde somente o céu é o limite para criatividade nesta arte.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pimentas

Olá homechefs do meu Brasil. Hoje irei postar em nosso blog, após um longo tempo sem postar, sobre um assunto bem picante que é Pimentas.
Particularmente sou um grande fã dessas delicias picantes. Atualmente possuo, se não me falha a memória, 15 espécies de pimentas. É pouco comparado as diversidades desta fruta na natureza, mas estou um pouco sem tempo para ficar cuidando delas, portanto, me resumo a essas 15 espécies do qual se tornou um hobbie cultivar e é de onde extraio meus molhos e conservas do qual irei postar. Mas antes de postar as receitas irei passar meus poucos conhecimentos sobre essa fruta. Então vamos lá?
Segundo o site Wikipédia(pt.wikipedia.org/wiki/Pimenta), pimenta é o nome comum dado a diversas plantas do gênero, através do seu fruto se extrai os condimentos e que tem sabor geralmente picante. Dentro das espécies de pimentas podemos encontrar diversas outras espécies tais como Capsicum baccatum a mesma da conhecida pimenta dedo-de-moça, a Capsicum annum(chamadas também de pimenta-doce) do qual nosso companheiro pimentão pertence.
Para quem não sabe, a ardência da pimenta é medida em uma escala chamada Scoville, que foi criado pelo farmacologista e químico Wilbur Scoville que diluiu pimenta, solução de água e açúcar. O processo de aferição consistia em provadores que bebiam a solução e quanto mais solução de água com açúcar era necessário para diluir a pimenta, mais alta era a pungência. Ficando assim então a formula da escala, 1 xícara de pimenta para 1000 xícaras de solução de água correspondendo a 1 unidade na escala Scoville!!!! Ehh gente o negócio de pimenta é sério!!! Há até uma espécie de bolsa de valores para pimentas, imagine só!!! Deem uma olhada na tabela abaixo sobre a escala Scoville e se espantem com a escala de certas pimentas.




Ao contrário de que muitos imaginam a pimenta não faz mal, pelo contrário, faz um grande bem a saúde. Esta frutinha possui uma propriedade chamada de Capsaicina(onde se concentra a pungência) que é benéfica a saúde. A pimenta tem propriedades analgésicas, estimula o metabolismo, é anti-inflamatória, EMAGRECE (rsrs o povo adora essa palavra), estimula o metabolismo e tem betacaroteno mais vitaminas C e A. Há muitos motivos para consumi-las, mas para aqueles que reclamam da ardência vou dar uma dica, para que a pimenta não fique muito ardida, retire a capsaicina com auxílio de uma luva e uma faquinha de legumes, Essa capsaicina é um bago amarelado que fica no interior da pimenta e é onde as sementes ficam presas. Fazendo isso, diminuirá e muito a ardência. Volto a dizer, coloque luvas para manuseá-las, pois dependendo da pimenta, irão arder os dedos, você vai lavar e continuará ardendo e pior, vai esquecer e coçará o nariz ou os olhos ou OS DOIS, aí meus queridos é sambar e chorar de agonia.
Após este breve e bem resumido post sobre pimenta, gostaria de compartilhar uma das receitas da qual eu faço e fica muito bom. Brevemente postarei outras receitas de pimenta.

Molho de pimenta caseiro I
Ingredientes:
6 unidades pimentas dedo-de-moça;
4 unidades pimentas malagueta;
1 unidade de noz moscada;
1 colher (sopa) de coloral;
4 dentes de alho grandes;
1 unidade de cebola picada;
2 colheres (sopa) de azeite;
Vinagre;
1 colher (chá) de sal;
2 colher (chá) de açúcar;
4 cravos da índia;
2 folhas de louro.

Modo de preparo:
Pique a cebola e reserve, rale a noz moscada e reserve. Coloque todos os ingredientes, exceto o vinagre, num liquidificador. Enquanto bate, vai acrescentando o vinagre até chegar à consistência desejada. Bata bem, depois ponha o molho em um frasco de vidro previamente esterilizado e está pronto o molho. Conserve na geladeira e consuma em um mês. Para controlar a ardência, é válida a dica que dei no post sobre pimenta que é retirar a capsaicina. Uma outra observação, o molho fica no tom de alaranjado, se não colocar o coloral, aí que o molho fica mais laranja. Geralmente, de um dia para o outro o molho acentua-se na cor.
Espero que tenham gostado e aguardem a próximas receitas. Um abraço aos meus queridos homechefs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário