Páginas

Boas vindas

O Espaço Culinário é o seu blog que tem principal missão, compartilhar receitas e experiências gastronômicas com você, caro homechef. Fique a vontade para publicar seus comentários e trocar suas experiências neste universo onde somente o céu é o limite para criatividade nesta arte.

domingo, 16 de agosto de 2009

Doces & Sobremesa

Mousse de limão de liquidificador

Segue mais uma outra receitinha deliciosa.

Ingredientes:
1 caixa de gelatina em pó sabor limão
1/2 xícara (chá) de água fervente
1 envelope de gelatina verde sem sabor
1 lata de leite condensado gelado
Suco de 1/2 limão espremido
1 lata de creme de leite bem gelado
4 xícaras (chá) de sorvete de limão
Fatias de limão para decorar

Modo de Preparo:
 Dissolva a gelatina de limão na água. No liquidificador, bata a gelatina de limão, a gelatina sem sabor dissolvida conforme as instruções da embalagem, o leite condensado, o suco de limão, o creme de leite e o sorvete até ficar bem cremoso. Transfira para uma travessa ou forma e leve à geladeira por aproximadamente 10 minutos, decore com as fatias de limão, pode colocar raspas de limão por cima também e sirva em seguida.

Dicas:
1 - Se gostar, você pode utilizar esta receita como base para fazer um pavê de mousse de limão. Depois de pronto, monte em um refretário médio uma camada fina de mousse, duas camadas de biscoito maisena ou ao leite, embebidos no leite, outra camada fina de mousse, mais duas camadas de biscoitos e finalize com mais uma camada com o restante do mousse. Leve a geladeira por duas horas. Retire, decore com as raspas de limão e sirva.
2 - Para decorar, você pode fazer também uma fina camada de gelatina sobre o mousse.







Bombocado

Ingredientes:
100 gramas de coco ralado
600 gramas de açúcar
300 gramas de margarina
150 gramas de farinha de trigo
½ litro de leite
6 ovos

Modo de preparar:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Asse em banho maria em assadeira untada com margarina e polvilhada com açúcar.



Pudim de tapioca com leite condensado
Ingredientes:

1 l de leite desnatado
1 xícara (chá) de tapioca, em grãos finos
200g de côco fresco e ralado
4 ovos
1 1/2 xícaras (chá) de açucar
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
1 pitada de sal

Modo de preparar:

Preaqueça o forno à temperatura média (180ºC). Numa panela, coloque o leite e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo, despeje numa tigela, misture a tapioca e deixe hidratar por 30 minutos. Bata no liquidificador o coco, os ovos e um pouco do leite com a tapioca já frio por 3 minutos.

Adicione o restante do leite com a tapioca, 1 xícara de açúcar, o leite condensado, a manteiga e o sal. Coloque o açúcar restante numa fôrma com furo no meio (com capacidade para 2 litros) e caramelize.
Despeje o creme batido e leve ao forno, em banho-maria, por 90 minutos. Retire o pudim do forno, espere amornar e desenforme.



Bem Casados

Ingredientes:
1 e 2/3 xícaras de (chá) de farinha de trigo
1 colher de (sopa) de fermento em pó
2 copos (americanos) de água morna
½ quilo de doce de leite
1 quilo de açúcar
14 ovos

Modo de preparar:

Bata bem os ovos com metade do açúcar por 20 minutos. Junte o fermento e bata por mais 15 segundos. Despeje em uma tigela. Divida a farinha em três partes e junte uma de cada vez à tigela, mexendo a cada adição. Unte duas assadeiras grandes e forre-as com papel manteiga untado e enfarinhado. Asse em forno médio até dourar. Desenforme morno e deixe esfriar. Espalhe o doce de leite sobre um dos bolos e cubra com o outro. Aperte e corte com um cortador redondo ou em quadrados. Deixe descansar por duas horas. Misture o açúcar restante com a água e mergulhe rapidamente cada doce. Escorra e deixe secar. Embrulhe e decore.


Beijinho

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de manteiga
300 gramas de coco fresco ralado fino
2 latas de leite condensado
Cravos-da-índia
Açúcar cristal

Modo de preparar:

Numa panela, misturar 2 latas de leite condensado, 2 colheres (sopa) de manteiga e 300 gramas de coco fresco ralado fino, levar ao fogo, deixar apurar por mais ou menos 15 minutos. Retirar do fogo e deixar amornar. Fazer bolinhas, passar pelo açúcar cristal e finalizar com cravos-da-índia.

Bala de coco

Ingredientes:

200 gramas de coco fresco ralado grosso
1 vidro de leite de coco
Manteiga para untar
200 ml de água
1 quilo de açucar

Modo de preparar

Colocar em uma panela, o leite de coco, a água, o açucar e misturar bem. Levar ao fogo alto sem mexer, até obter ponto de bala. Retirar do fogo e despejar sobre o mármore untado com manteiga. Deixar amornar, puxar a massa esticando e torcendo até que fique perolada. Cortar imediatamente com uma tesoura (usada somente na culinária) em tamanhos iguais. Em seguida, salpicar as balas com o coco ralado. Se desejar, embrulhar em papel especial de balas para festa.



Amendoim de chocolate


Ingredientes:

500 gramas de amendoim
2 xícaras de açúcar
6 colheres de achocolatado
1 colher de fermento em pó
2 xícaras de água

Modo de preparar:

Numa panela coloque o amendoim, o açúcar. O achocolatado, o fermento em pó, a água, e leve ao fogo, mexa sempre quando secar a água e o amendoim estiver com o chocolate, tem que deixar secar bem. Depois coloque numa assadeira e leve ao forno para dar uma secadinha. Deixe no forno por uns 3 minutos, depois e só saborear.


Abacaxi recheado


Ingredientes:

1 abacaxi fresco com coroa bem bonita
250 ou 300 gramas de morangos
3 copo de kirsch ou marrasquino
caldo de 1 laranja ou de 1 limão
100 gramas de creme chantilly
cidra cristalizada

Modo de preparar:

Partir o abacaxi ao meio, horizontalmente. Com uma faca bem afiada e retirar toda a polpa, eliminando a parte dura do centro. Partir a polpa em quadradinhos e deixar em infusão no kirsch e açúcar durante 45 minutos. Tirar os cabinhos dos morangos e lavar muito bem. Se forem grandes, partir pela metade e colocar numa tigela com o caldo de laranja ou limão. Escorrer os morangos, reservando os melhores para a decoração. Juntar os pedacinhos de abacaxi aos morangos escorridos, acrescentando o kirsch usado no abacaxi, separar em duas porções e encher as duas metades do abacaxi. Arrumar numa travessa e enfeitar com o creme chantilly. Guarnecer com os morangos, tirinhas de cidra cristalizada, e, se quiser, fatias de outro abacaxi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário